Tomografia Computadorizada das Coronárias

SCORE DE CÁLCIO CORONÁRIO

Este foi o primeiro exame coronário desenvolvido através da Tomografia Computorizada (TC) para rastreio da doença coronária. No exame denominado Score de Cálcio, a TC é utilizada para determinar a quantidade de cálcio existente nas artérias coronárias. Uma TC é um exame radiológico que produz imagens internas dos nossos órgãos numa forma mais detalhada do que o raio X convencional. O raio X convencional usa uma fonte de raio X fixa para focar a radiação numa área particular do corpo, produzindo imagens em dois planos. As TC usam máquinas de raio X, que rodam à volta do corpo, e computadores muito poderosos para criar imagens do interior do nosso corpo em cortes transversais como se fossem fatias.

Os depósitos de cálcio aparecem como zonas brancas brilhantes nos scans. A tecnologia de imagem standard para as artérias coronárias usa a tomografia computorizada de feixes de electrões (EBCT, também conhecida como TC ultra-rápida).

As Angio-TC Coronárias medem a quantidade de cálcio nas paredes das artérias coronárias que alimentam o coração com sangue.

A doença coronária é a forma mais comum de doença cardíaca nas nações industrializadas e é, de longe, a causa mais frequente de ataques cardíacos.
A doença coronária ocorre à medida que as placas de aterosclerose crescem, apertando o lúmen (o interior) das artérias coronárias. Estas placas são constituídas por gordura, colesterol e cálcio. É este cálcio nas placas que a Angio-TC Coronária pode detectar.
Estudos científicos demonstraram que, quanto mais calcificação nós tivermos pior é a doença coronária. Mesmo pequenas quantidades de cálcio nas nossas coronárias são um indicador de doença, podendo ser um precursor de um ataque cardíaco. Para reduzir o risco é necessário que se utilizem medidas agressivas, tais como: dieta mais saudável, reduzir o colesterol e deixar de fumar.

Podemos ajudar?
Olá! Em que podemos ajudar?